Geração Financeira Mensal – do manual para o automatizado

Cada mês, sua imobiliária precisa lidar com processos financeiros: ajustes, movimentação de contratos, emissão de cobranças e boletos, além da distribuição de pagamentos aos beneficiários.

Entendemos que essa rotina pode ser repetitiva e demandar tempo. Portanto, neste artigo, compartilharemos dicas de como a Plataforma Imoalert pode executar automaticamente esses processos, reduzindo etapas operacionais, otimizando o tempo e minimizando erros humanos.

Com a Imoalert, você tem duas modalidades disponíveis e você pode escolher o modo de geração que melhor se adequa ao processo da sua imobiliária:

Modalidade 1 –  Processo financeiro completo (da geração das cobranças ao repasse) – indicado para a imobiliária que tem alto fluxo de despesas e contratos:

Com esta modalidade, você apenas precisa selecionar o mês, ano desejado e dar o comando para iniciar a geração completa para que o seguinte processo financeiro seja gerado automaticamente:

  1. Movimentos – projeção de despesas e valores que comporão a cobrança
  2. Cobranças – fechamento do valor que será cobrado do locatário
  3. Movimentações dos proprietários e saldo negativo – despesas e valores que comporão o repasse, bem como os extratos demonstrativos
  4. Repasses – fechamento do valor que deverá ser pago aos beneficiários

Modalidade 2 – Processo a partir da geração dos movimentos – indicado para a imobiliária que tem baixo fluxo de despesas e fazem as adequações no dia da geração: 

Nesta modalidade, primeiro você executará as seguintes etapas manuais:

  1. Geração dos movimentos dos contratos
  2. Revisão e manutenções necessárias. 

Após isso, com poucos cliques o restante do processo financeiro (cobranças, movimentações dos proprietários, valores negativos e repasses) é gerado automaticamente. 

Importante!! Para ambas as modalidades, você conta com a Geração Automática de Boletos – ao selecionar a opção de gerar boletos automaticamente, o sistema criará todos os boletos relacionados de forma automática, simplificando ainda mais o processo de cobrança. 

⚠️ Atenção! Indicamos que para utilizar a Modalidade 1 – processo 100% automatizado:

  1. Deixe as despesas a serem cobradas ou descontadas já lançadas nos contratos. Confira no link a seguir a dica em que abordamos a importância de antecipar e deixar as despesas programadas –  https://imoalert.com.br/despesas-programadas-na-locacao-de-imoveis-estrategias-para-uma-gestao-profissional-e-eficiente/ ;
  1. Deixe todas as parcelas de IPTUs a serem cobradas nos contratos já cadastradas;
  1. Faça a conferência dos valores após a geração ser concluída

👉 Sugerimos que você faça isso antes de fazer a exportação/envio dos seus boletos aos locatários e extratos demonstrativos aos proprietários.

💡 Se você é Cliente da Plataforma Imoalert, para ativar a configuração, acesse o menu de Configurações Imobiliária > Imobiliária > Aba de Configurações > Sessão i-Locação e escolha a que melhor se adapta ao seu processo. 

Ao automatizar os movimentos contratuais, utilizar o processo completo automatizado e gerar boletos automaticamente, as imobiliárias podem reduzir em até 80% as etapas operacionais, aumentando a eficiência e melhorando a experiência tanto para os clientes quanto para os colaboradores.

Portanto, ao adotar a automação financeira, as imobiliárias podem direcionar seus esforços para atividades mais estratégicas, impulsionando assim o crescimento e o sucesso do negócio.

Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes sociais

Mais conteúdos para você

Despesas programadas na locação de imóveis

Despesas Programadas na locação de imóveis: Estratégias para uma Gestão Profissional e Eficiente

No gerenciamento imobiliário, antecipar o cadastro de despesas é crucial para a eficiência operacional e a organização financeira. O texto ressalta como a Plataforma Imoalert simplifica esse processo, permitindo o agendamento rápido de despesas para contratos. Além disso, oferece orientações práticas para otimizar esse cadastro, destacando a importância de evitar retrabalho e improvisações de última hora.

Leia mais »

Blog Imoalert - Conteúdos do Mercado Imobiliário © 2024 Todos os direitos reservados.

Podemos ajudar?