Estar à frente da gestão de uma Imobiliária é um desafio constante, especialmente com as instabilidades financeiras e políticas, que impactam em todos os segmentos. Isso exige uma dinâmica muito grande de quem está no comando de uma Imobiliária.
Monitorar os fatores externos é muito importante, mas o que define se a Imobiliária superará os desafios e surfará a onda do crescimento é a forma como ela planeja e desenvolve a sua gestão.
Para começar…O que é gestão?
Gestão é o conjunto de técnicas, práticas e ferramentas que permitem a uma Imobiliária manter os Clientes certos e atrair Clientes novos, bem como aumentar o portfólio de imóveis e qualificar o serviço.
A gestão de uma Imobiliária é dividida em quatro pilares principais: gestão financeira, gestão de imóveis, gestão de pessoas e gestão de Clientes. Para ter sucesso em sua gestão, é importante ter conhecimento profundo sobre cada uma dessas áreas. Vamos abordar cada uma na sequência.
Gestão Financeira
A gestão financeira de uma Imobiliária é um dos pilares fundamentais para o crescimento. É ela quem organiza receitas e despesas da empresa e projeta um crescimento sustentável, alinhado ao Planejamento Estratégico.
Quando falamos de receitas, as entradas das vendas não são fixas, pois pode variar de um mês para outro. A receita regular é geralmente a porcentagem cobrada pela empresa sobre o pagamento de aluguéis, mas nem sempre é a principal fonte de renda da Imobiliária. Ao mesmo tempo, há despesas fixas que precisam ser pontuadas e analisadas, como contas de luz, água e salários dos funcionários. Portanto, é necessário equilibrar receitas instáveis com despesas fixas.
O planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo, com um calendário previamente estabelecido, é fundamental para garantir o sucesso financeiro da sua Imobiliária. É importante manter um controle rigoroso sobre o que se deve pagar e o que se deve receber, e utilizar gráficos, tabelas ou planilhas para monitorar o fluxo de caixa e identificar eventuais problemas.
✨ Dica: Trabalhar com planilhas pode ser muito oneroso e também dá margem a erros humanos. Por isso é interessante a automatização através de um sistema específico de gestão financeira para a Imobiliária, que além de agilizar os processos operacionais vai ajudar na tomada de decisão.
Gestão de Imóveis
Uma gestão eficiente dos imóveis é crucial para o sucesso do seu negócio. É importante que a Imobiliária tenha:
- Uma carteira de imóveis bem definida – que atenda ao seu público-alvo
- Controle sobre o seu estoque, para ter uma gestão de oferta x demanda
- Conhecimento de cada imóvel que está sob sua responsabilidade, verificando os contratos, avaliando o potencial de valorização ou desvalorização dos mesmos e identificando a necessidade de investimentos
- Uma boa gestão fiscal, tributária e jurídica, incluindo aspectos relacionados à sucessão patrimonial de imóveis.
✨ Dica: conte com um sistema na nuvem para você fazer a gestão dos seus imóveis. Isso vai permitir que você tenha uma visão especializada do seu negócio.
Gestão de Pessoas
Como toda empresa a Imobiliária precisa ter uma gestão eficiente de pessoas e seus mais diversos papeis dentro da organização. Aqui devemos dar uma atenção especial aos corretores, devido à natureza da profissão, que frequentemente não envolve vínculo empregatício, o que acaba mudando a dinâmica do relacionamento.
Os gestores precisam ter uma política clara de seleção com a definição do perfil ideal do profissional, que deve estar alinhada à Cultura da Imobiliária. É importante que os corretores sejam proativos, tenham experiência e estejam capacitados para suas funções.
As regras de comissionamento também devem ser claras, incluindo o valor, o prazo e a forma de pagamento.
✨ Dica: Implantar um processo de avaliação e feedback melhora o desempenho individual. É importante, também, planejar e investir constantemente em treinamentos de capacitação para motivar e criar Times campeões.
Gestão de Clientes
Uma gestão eficiente de Clientes requer muito conhecimento, prudência e profissionalismo. É necessário conhecer a fundo cada perfil de Cliente para aumentar a eficiência e a qualidade dos atendimentos. Isso também permite planejar ações de marketing e vendas mais precisas conectando a sua Imobiliária ao Cliente ideal.
✨ Dica: Faça reuniões periódicas de análise de Clientes com os seus Times. Monitore seu comportamento, como ele se comunica, quais os canais que utiliza. Aqui é muito importante contar com um CRM no qual você possa ter o registro da jornada de cada Cliente, pois facilitará muito o mapeamento dessas informações.
Veja abaixo, 5 práticas principais de uma gestão Imobiliária eficaz
1. Conhecimento e experiencia do mercado imobiliário
Buscar conhecimento profundo e experiência no mercado imobiliário é fundamental para ajudar a orientar clientes na tomada de decisões informadas e fornecer soluções personalizadas para suas necessidades imobiliárias.
2. Ampla gama de propriedades disponíveis
Ter uma ampla gama de propriedades disponíveis para aluguel ou venda é importante para atender às diferentes necessidades e orçamentos dos clientes.
3. Equipe altamente qualificada
Uma equipe altamente qualificada, dedicada e motivada é essencial para oferecer serviços de alta qualidade e atender às expectativas dos clientes.
4. Marketing eficaz
Investir em marketing eficaz, incluindo anúncios on-line, campanhas de mídia social e relações públicas, ajuda a atrair clientes potenciais e destacar a presença da imobiliária no mercado.
5. Reputação positiva
Uma reputação positiva é muito importante para construir confiança e fidelidade entre os Clientes, bem como atrair novos clientes. Isso pode ser alcançado através de feedback positivo dos clientes, sucessos imobiliários significativos e um compromisso constante com a excelência e ética no setor imobiliário.
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